Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Vera Lopes Besset ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2014, 66 3

Autor: Francisco Teixeira Portugal

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Teixeira Portugal, Francisco; Lopes Besset, Vera Editorial Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
66, núm.
3, 2014 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229035339001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Há alguns anos, em 2009, comemoramos os 60 anos da Arquivos Brasileiros de Psicologia, acontecimento raro entre as publicações seriadas no Brasil.
Em 2014 foram alcançados 65 anos de atividades e retomamos aqui a celebração dessa longa trajetória, que abarca muitas instituições, momentos históricos, editores, autores e colaboradores.
Neste número, que encerra o volume 66, publicamos colaborações com o intuito de homenagear o primeiro editor deste periódico, Emilio Mira y López, 50 anos após seu falecimento. Dois textos dedicados a ele constam desta edição.
“Emilio Mira y López: uma ciência para além da academia”, de autoria de Jacó-Vilela e Rodrigues, compõe a Seção Aberta.
Nele, são apresentados dados sobre a extensa e variada trajetória de Mira y Lopez, que constitui parte da história da psicologia, por seu interessante percurso e protagonismo de ações.
E, se toda biografia corre sempre o risco de idealização, como advertiu Freud, para ser escrita, registrada, ela depende do interesse que o biografado desperta no biógrafo.
Nesse quesito o percurso do personagem que colaborou com a fundação deste periódico está repleto de acontecimentos de interesse para a história da psicologia no Brasil.
O segundo texto, de Martins, abre a Seção de Artigos, com dez artigo...





Documentos relacionados