Jogos de linguagem-jogos de verdade: de wittgenstein a foucault Reportar como inadecuado




Jogos de linguagem-jogos de verdade: de wittgenstein a foucault - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Junia Vilhena ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2014, 66 2

Autor: Elza Ibrahim

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Ibrahim, Elza; Vilhena, Junia Jogos de linguagem-jogos de verdade: de Wittgenstein a Foucault Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
66, núm.
2, 2014, pp.
114-127 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229031583009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Jogos de linguagem-jogos de verdade: de Wittgenstein a Foucault Elza IbrahimI Junia VilhenaII Jogos de linguagem-Jogos de verdade: de Wittgenstein a Foucault Resumo O artigo traz à discussão a questão da constituição do sujeito através dos jogos de verdade e dos jogos de linguagem, problematizados, respectivamente, por Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, tomando como fio condutor as implicações da linguagem nas práticas produzidas em um hospital psiquiátrico-penal com pacientes inimputáveis.
Para tanto, apresentamos as visões objetivista de realidade e representacional de linguagem, em contraposição às visões construtivista de realidade e pragmática de linguagem.
De acordo com esta última perspectiva, a realidade é produzida pela linguagem através de jogos de linguagem, historicamente contextualizados.
Assim, estaríamos falando de sujeitos singulares, e não do sujeito transcendental.
Nesse contexto, trazemos à discussão a noção de verdade problematizada por Foucault como um campo de possíveis.
Para ele, é tão somente na contingência da história que o sujeito se constitui: tal como a linguagem, ele é produto de múltiplas práticas sociais. Palavras-chave: Sujeito; Linguagem; Verdade; Práticas sociais. Language games -...





Documentos relacionados