Lacan com koyré: teoria do sujeito e suas incidências clínicas Reportar como inadecuado




Lacan com koyré: teoria do sujeito e suas incidências clínicas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcio Ramos Ferreira ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2015, 67 1

Autor: Cláudia Henschel de Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Henschel de Lima, Cláudia; Ramos Ferreira, Marcio Lacan com Koyré: teoria do sujeito e suas incidências clínicas Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
67, núm.
1, 2015, pp.
37-50 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229039192004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Lacan com Koyré: teoria do sujeito e suas incidências clínicas Cláudia Henschel de LimaI Marcio Ramos FerreiraII Lacan com Koyré: teoria do sujeito e suas incidências clínicas Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância do recurso à doutrina da ciência em Alexandre Koyré para a formalização lacaniana da teoria do sujeito e a fundamentação de uma clínica que respondesse ao contexto da época, orientado pelo avanço da bioquímica como instrumento metodológico para a abordagem do funcionamento psíquico.
A leitura dos escritos e seminários, situados no quadro de seu primeiro ensino e que compõem o projeto de retorno a Freud, confronta o leitor de Lacan com coordenadas importantes que garantem a especificidade da psicanálise em relação ao ideal positivista da ciência.
A partir dessas considerações sustenta-se a hipótese de que a doutrina koyreana de ciência fundamenta o programa de formalização do conceito de inconsciente como estrutura no primeiro ensino e permite localizar a psicanálise na linha de resistência ao modelo biológico que reorientaria a psiquiatria a partir dos anos de 1950. Palavras-chave: Teoria do sujeito; Ciência; Lacan; Koyré. Lacan with Koyré: subject theory an...





Documentos relacionados