Representações sociais de bebida alcoólica para homens universitários Report as inadecuate




Representações sociais de bebida alcoólica para homens universitários - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Adriano Roberto Afonso Nascimento ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2015, 67 1

Author: Lívia Ferreira de Araújo Rosa

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Ferreira de Araújo Rosa, Lívia; Afonso Nascimento, Adriano Roberto Representações sociais de bebida alcoólica para homens universitários Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
67, núm.
1, 2015, pp.
3-19 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229039192002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Representações sociais de bebida alcoólica para homens universitários Lívia Ferreira de Araújo RosaI Adriano Roberto Afonso NascimentoII Representações sociais de bebida alcoólica para homens universitários Resumo Este estudo tem por objetivo analisar e descrever possíveis aspectos estruturais das representações sociais de bebida alcoólica para universitários do sexo masculino.
No total, 361 sujeitos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais participaram da pesquisa.
Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário composto por quatro blocos temáticos: dados pessoais; Técnica de Associação Livre de Palavras; primeiro uso e uso atual de bebidas alcoólicas; consequências positivas e negativas do consumo de bebidas alcoólicas.
Para a análise dos dados, utilizou-se o Quadro de Quatro Casas, com auxílio do software EVOC e a técnica de análise de conteúdo.
Os resultados revelam que a representação social de bebida alcoólica para os entrevistados é composta por um conjunto de crenças e atitudes predominantemente positivas, sendo seu consumo também percebido como um componente relevante da socialização masculina. Palavras-chave: Bebidas alcoólicas; Jovens; Masculinidade...





Related documents