Escrita, psicologia e produção de cuidado: ética, estética e política Report as inadecuate




Escrita, psicologia e produção de cuidado: ética, estética e política - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Lívia do Nascimento ; Dolores Galindo ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2016, 68 1

Author: Flávia Cristina Silveira Lemos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Silveira Lemos, Flávia Cristina; do Nascimento, Maria Lívia; Galindo, Dolores Escrita, psicologia e produção de cuidado: ética, estética e política Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
68, núm.
1, 2016, pp.
1-11 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229046737008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Escrita, psicologia e produção de cuidado: ética, estética e política Flávia Cristina Silveira LemosI Maria Lívia do NascimentoII Dolores GalindoIII Escrita, psicologia, produção e cuidado: ética, estética e política RESUMO Este artigo visa problematizar a escrita na pesquisa como encontros e conversações, por meio de práticas de cuidado de si e dos outros, tendo Foucault, Deleuze e Guattari como intercessores.
O objetivo foi analisar anotações, cartas e a escrita através do compartilhamento de saberes e experimentações para os amigos como uma intervenção crítica do presente.
Criar, pela escrita e pela leitura, um analisar produtor de liberdade pela história do próprio pensamento era, para estoicos, pitagóricos e epicuristas, um desafio de buscar a transformação de si e o deslocamento de onde se estava.
Trata-se de forjar uma caderneta de notas pensadas a partir do cotidiano, na qual se registra algo para não se perder em uma instabilidade da atenção e poder constituir um cuidado de existências. Palavras-chave: Escrita; Cartas; Pesquisa; Psicologia; Cuidado de si e dos outros. Writing, psychology, production and care: ethics, aesthetics and politics ABSTRACT This ar...





Related documents