Análise fatorial confirmatória da escala de aconselhamento profissional Report as inadecuate




Análise fatorial confirmatória da escala de aconselhamento profissional - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lariana Paula Pinto ; Fernanda Ottati ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2016, 68 1

Author: Ana Paula Porto Noronha

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Porto Noronha, Ana Paula; Pinto, Lariana Paula; Ottati, Fernanda Análise fatorial confirmatória da Escala de Aconselhamento Profissional Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
68, núm.
1, 2016, pp.
62-71 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229046737006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Análise fatorial confirmatória da Escala de Aconselhamento Profissional Ana Paula Porto NoronhaI Lariana Paula PintoII Fernanda OttatiIII Análise fatorial confirmatória da Escala de Aconselhamento Profissional RESUMO Esta pesquisa objetivou testar a estrutura fatorial proposta pela Escala de Aconselhamento Profissional (EAP), por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC).
O estudo contou com a participação de 805 estudantes universitários de instituições particulares do interior do Estado de São Paulo.
Quanto ao sexo, dos que informaram, 386 (48%) eram do feminino e 300 do masculino (37,3%).
As idades variaram de 18 a 56 anos, com média de 24,35 anos (DP = 6,94).
A AFC foi utilizada e o modelo proposto, baseado na estrutura de sete dimensões, apresentou bons índices de ajustamento.
Além disso, ao se averiguar os índices de modificação, as análises post hoc não sugeriram reespecificações a serem feitas no modelo. Verificou-se que o modelo fatorial se ajustou aos dados, com boas estimativas dos parâmetros adotados, revelando o modelo como uma medida consistente, indicando estabilidade e generabilidade na forma em que se apresenta. Palavras-chave: Interesses profissionais; Orientação pro...





Related documents