Potência, frequência cardíaca e percepção de esforço em jogos reduzidos de basquetebol 3x3 e 4x4 Reportar como inadecuado




Potência, frequência cardíaca e percepção de esforço em jogos reduzidos de basquetebol 3x3 e 4x4 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Catarina Abrantes ; Nuno Leite ;Cuadernos de Psicología del Deporte 2009, 9

Autor: Jaime Sampaio

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Cuadernos de Psicología del Deporte ISSN: 1578-8423 psicodeporte@gmail.com Universidad de Murcia España Sampaio, Jaime; Abrantes, Catarina; Leite, Nuno POTÊNCIA, FREQUÊNCIA CARDÍACA E PERCEPÇÃO DE ESFORÇO EM JOGOS REDUZIDOS DE BASQUETEBOL 3X3 E 4X4 Cuadernos de Psicología del Deporte, vol.
9, octubre, 2009, p.
58 Universidad de Murcia Murcia, España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=227014933021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cuadernos de Psicología del Deporte 2009 Vol 9.
Supple ISSN: 1578-8423 Dirección General de Deportes-CARM Facultad de Psicología Universidad de Murcia V CONGRESO IBÉRICO DE BALONCESTO POTÊNCIA, FREQUÊNCIA CARDÍACA E PERCEPÇÃO DE ESFORÇO EM JOGOS REDUZIDOS DE BASQUETEBOL 3X3 E 4X4 Jaime Sampaio, Catarina Abrantes e Nuno Leite Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Portugal ajaime@utad.pt. Introdução Pese embora o actual interesse suscitado pelas adaptações ao jogo formal no desenvolvimento da performance dos jogadores (Kelly et al., 2008; Rampinini et al., 2007), nenhum estudo examinou ainda a influência da adaptação ao número de jogadores na intensidade dos exercícios do jogo de basquetebol.
Deste modo, o objectivo deste estudo consistiu em identificar as diferenças na potência, frequência cardíaca e percepção do esforço promovidas por jogos reduzidos de basquetebol 3x3 e 4x4. Resultados-Discussão Os nossos resultados demonstraram que ambos os jogos reduzidos promoveram exigências fisiológicas elevadas, uma vez que os jogadores obtiveram valores médios de frequência cardíaca superiores a 80% da frequência cardíaca máxima.
Os resultados deste estudo sugerem ainda que o 3x3 contribui...





Documentos relacionados