Postura corporal e relações angulares face ao cesto influenciam a tomada de decisão no 1v1 em basquetebol Reportar como inadecuado




Postura corporal e relações angulares face ao cesto influenciam a tomada de decisão no 1v1 em basquetebol - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cuadernos de Psicología del Deporte 2012, 12 1

Autor: Pedro Esteves

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Cuadernos de Psicología del Deporte ISSN: 1578-8423 psicodeporte@gmail.com Universidad de Murcia España Esteves, Pedro Postura corporal e relações angulares face ao cesto influenciam a tomada de decisão no 1v1 em basquetebol Cuadernos de Psicología del Deporte, vol.
12, núm.
1, junio, 2012, pp.
17-21 Universidad de Murcia Murcia, España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=227025430002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cuadernos de Psicología del Deporte, vol.
12, Suplemento 1, 17-22 © Copyright 2012: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia Murcia (España) ISSN edición impresa: 1578-8423 ISSN edición web (http:--revistas.um.es-cpd): 1989-5879 Postura corporal e relações angulares face ao cesto influenciam a tomada de decisão no 1v1 em basquetebol Posture of the opponent and angular relations to the basket constrain decision-making behaviours in 1v1 of basketball Pedro Esteves PALAVRAS CHAVE: Postura corporal, posição relativa, tomada de decisão, basquetebol RESUMO: O presente estudo teve como objectivo analisar a influência da postura do defensor e da posição relativa da díade sobre a tomada de decisão do atacante no subsistema de 1v1 no basquetebol.
Para este efeito filmaramse situações de 1v1, em meio-campo, e digitalizou-se: a) a posição dos pés do atacante e defesa no momento de início da penetração para o cesto; b) a projeção do seu ponto de trabalho ao longo da tarefa.
Os resultados obtidos indicam um efeito: a) da postura do defensor na decisão relacionada com o sentido da penetração para o cesto em drible do atacante, para distâncias interpessoais escaladas para cada díade; b) da posição relativa ao cesto da díade sobre os padrões...





Documentos relacionados