Redes de inovação: construção e gestão da cooperação pró-inovação Reportar como inadecuado




Redes de inovação: construção e gestão da cooperação pró-inovação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Moisés V. Balestro ; José Antônio Valle Antunes Junior ; Heitor Mansur Caulliraux ;Revista de AdministraçãoRAUSP 2007, 42 3

Autor: Ivan De Pellegrin

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Administração - RAUSP ISSN: 0080-2107 rausp@edu.usp.br Universidade de São Paulo Brasil De Pellegrin, Ivan; Balestro, Moisés V.; Valle Antunes Junior, José Antônio; Mansur Caulliraux, Heitor Redes de inovação: construção e gestão da cooperação pró-inovação Revista de Administração - RAUSP, vol.
42, núm.
3, julio-septiembre, 2007, pp.
313-325 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=223417438005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Redes de inovação: construção e gestão da cooperação pró-inovação RESUMO Ivan De Pellegrin Moisés V.
Balestro José Antônio Valle Antunes Junior Heitor Mansur Caulliraux Neste artigo, apresenta-se o esquema conceitual de uma rede de inovação de múltiplos atores regionais formalizada em uma organização associativa com critérios de pertencimento definidos.
Diferentemente da maioria das redes de inovação presentes na literatura, o esquema conceitual apresentado é de uma rede de inovação com uma estrutura horizontal, induzida pelo Governo, possuindo uma coordenação centralizada e orientada pelas firmas.
A título de ilustração do esquema proposto para caracterizar uma Rede de Inovação Horizontal Induzida (RIHI), é apresentado o caso de uma rede de fornecedores da indústria do petróleo e gás no Sul do Brasil, a Rede Petro-RS.
As contribuições do artigo visam mostrar a importância de uma estrutura de coordenação específica para gestão e incentivo das relações de cooperação dentro de uma rede de inovação e do papel do governo na indução da formação de redes de inovação, não apenas por meio de incentivos, mas também na atuação direta no processo de coor...





Documentos relacionados