Desempenho das cooperativas na indústria de laticínios do brasil: uma abordagem por grupos estratégicos Reportar como inadecuado




Desempenho das cooperativas na indústria de laticínios do brasil: uma abordagem por grupos estratégicos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcelo José Braga ;Revista de AdministraçãoRAUSP 2007, 42 3

Autor: Marco Aurélio Marques Ferreira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Administração - RAUSP ISSN: 0080-2107 rausp@edu.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Marques Ferreira, Marco Aurélio; Braga, Marcelo José Desempenho das cooperativas na indústria de laticínios do Brasil: uma abordagem por grupos estratégicos Revista de Administração - RAUSP, vol.
42, núm.
3, julio-septiembre, 2007, pp.
302-312 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=223417438004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Desempenho das cooperativas na indústria de laticínios do Brasil: uma abordagem por grupos estratégicos RESUMO Marco Aurélio Marques Ferreira Marcelo José Braga Neste trabalho, objetivou-se identificar e analisar o desempenho de grupos estratégicos de cooperativas na indústria de laticínios no Brasil.
O estudo fundamentou-se na abordagem de grupos estratégicos e nas bases conceituais de eficiência.
Após a definição dos escores de eficiência pela análise envoltória de dados, a análise de cluster foi empregada para definir os grupos estratégicos.
Os resultados ressaltaram a limitada eficiência das cooperativas e possibilitaram construir quatro grupos estratégicos: escala e diferenciação, barganha, nicho e locais.
Considerando o melhor desempenho das cooperativas de escala e diferenciação e das cooperativas de barganha, é possível concluir que a eficiência está mais fortemente associada aos vetores de posicionamento estratégico e à escala de produção. Recebido em 10-janeiro-2006 Aprovado em 10-novembro-2006 Palavras-chave: grupos estratégicos, eficiência, cooperativas, laticínios, agrupamento. 1.
INTRODUÇÃO Ao longo das últimas décadas, o avanço das sociedades de capital, sobremod...





Documentos relacionados