Estrutura social e criação de empresas Reportar como inadecuado




Estrutura social e criação de empresas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Victor Silva Corrêa ;Revista de AdministraçãoRAUSP 2015, 50 4

Autor: Gláucia Maria Vasconcelos Vale

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Administração - RAUSP ISSN: 0080-2107 rausp@edu.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Vasconcelos Vale, Gláucia Maria; Silva Corrêa, Victor Estrutura social e criação de empresas Revista de Administração - RAUSP, vol.
50, núm.
4, octubre-diciembre, 2015, pp.
432446 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=223442806004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0080-2107 Estrutura social e criação de empresas Gláucia Maria Vasconcelos Vale Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte-MG, Brasil RESUMO Victor Silva Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte-MG, Brasil Para a Sociologia Econômica, as estruturas sociais, no formato de redes interpessoais, influenciam as iniciativas individuais e os resultados econômicos daí derivados.
Segundo Granovetter, existem três tipos básicos de estruturas: fortemente acopladas; fortemente desacopladas; fracamente acopladas.
Este trabalho situa-se no contexto dessas reflexões, e procura-se, por meio de uma pesquisa amostral realizada com 100 empreendedores, localizados no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: identificar as estruturas sociais de origem desses indivíduos, em consonância com a tipologia genérica de Granovetter; avaliar a presença de associações entre essas estruturas e a trajetória dos empreendimentos, em particular, a motivação para empreender e o acesso ao mercado.
Termina-se por elaborar uma tipologia de estruturas-redes sociais específicas para a análise do empreendedor, composta por três categorias: familiar, profissional e difusa. Palavras-chave: tipologia, criação de empresas, ...





Documentos relacionados