Maturidade do endividamento, desenvolvimento financeiro e instituições legais: análise multinível em empresas latino-americanas Reportar como inadecuado




Maturidade do endividamento, desenvolvimento financeiro e instituições legais: análise multinível em empresas latino-americanas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo Renato Soares Terra ;Revista de AdministraçãoRAUSP 2015, 50 3

Autor: Henrique Castro Martins

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Administração - RAUSP ISSN: 0080-2107 rausp@edu.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Castro Martins, Henrique; Soares Terra, Paulo Renato Maturidade do endividamento, desenvolvimento financeiro e instituições legais: análise multinível em empresas latino-americanas Revista de Administração - RAUSP, vol.
50, núm.
3, julio-septiembre, 2015, pp.
381-394 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=223442170009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0080-2107 Maturidade do endividamento, desenvolvimento financeiro e instituições legais: análise multinível em empresas latino-americanas Henrique Castro Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre-RS, Brasil RESUMO Paulo Renato Soares Terra Fundação Getulio Vargas – São Paulo-SP, Brasil Nesta pesquisa, investiga-se a influência de diferentes grupos de fatores na variância da maturidade do endividamento corporativo na América Latina.
Para isso, foi utilizado o Modelo Linear Hierárquico, que possibilita o aninhamento de variáveis em diferentes níveis.
Ao longo do estudo, procedeu-se à análise fatorial com o objetivo de mensurar o nível de desenvolvimento financeiro e da qualidade das instituições dos países da amostra.
Os resultados sugerem que as variações, ao longo do tempo e entre as empresas, são as maiores fontes de variações na maturidade do endividamento.
Além disso, o tamanho e a liquidez da empresa, a taxa real de juros e o desenvolvimento financeiro do país sobressaem-se como principais determinantes da maturidade das dívidas.
Finalmente, as medidas de desenvolvimento financeiro e qualidade das instituições impactaram indire...





Documentos relacionados