A escrita da história do teatro no brasil: questões temáticas e aspectos metodológicos Reportar como inadecuado




A escrita da história do teatro no brasil: questões temáticas e aspectos metodológicos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2005, 24 2

Autor: Rosangela PATRIOTA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil PATRIOTA, Rosangela A escrita da história do teatro no Brasil: questões temáticas e aspectos metodológicos História (São Paulo), vol.
24, núm.
2, 2005, pp.
79-110 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014793004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A escrita da história do teatro no Brasil: questões temáticas e aspectos metodológicos″ Rosangela PATRIOTA* RESUMO: Este artigo discute a maneira pela qual a história do Teatro de Arena (São Paulo) tem sido escrita, por meio de depoimentos de seus integrantes e de teses, dissertações e ensaios acadêmicos.
Além disso, estabelece um diálogo interdisciplinar entre História e Teatro a partir de questões teóricas e metodológicas. PALAVRAS-CHAVE: história e teatro; história do teatro brasileiro; Teatro de Arena (São Paulo). Sempre me pareceu que o trabalho de todo historiador está dividido entre duas exigências.
A primeira, clássica e essencial, consiste em propor a inteligibilidade mais adequada possível de um objeto, de um corpus, de um problema.
É por essa razão que a identidade de cada historiador lhe é dada por seu trabalho em seu território particular, que define sua competência própria. Roger Chartier, À Beira da Falésia. Em um processo investigativo envolvendo as interlocuções entre História e Literatura, História e Cinema, História e Artes Plásticas, História e Teatro, esta última ainda em proporções reduzidas, se comparada às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Letras e de Artes Cênicas, o pesqui...





Documentos relacionados