Flávio damm, profissão fotógrafo de imprensa: o fotojornalismo e a escrita da história contemporânea Reportar como inadecuado




Flávio damm, profissão fotógrafo de imprensa: o fotojornalismo e a escrita da história contemporânea - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2005, 24 2

Autor: Ana Maria Mauad

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Mauad, Ana Maria Flávio Damm, profissão fotógrafo de imprensa: o fotojornalismo e a escrita da história contemporânea História (São Paulo), vol.
24, núm.
2, 2005, pp.
41-78 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014793003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Flávio Damm, profissão fotógrafo de imprensa: o fotojornalismo e a escrita da história contemporânea Ana Maria MAUAD* RESUMO: O artigo tem como proposta analisar a relação entre a fotografia de imprensa e a escrita da história contemporânea. Apóia-se nos estudos sobre a história da memória do fotojornalismo brasileiro, orientados pela metodologia da história oral e do uso da fotografia na análise historiográfica.
O foco central incide sobre a trajetória do fotógrafo gaúcho Flávio Damm e sua primeira reportagem de impacto, publicada na Revista do Globo, em 1948, sobre o retorno de Getúlio Vargas à cena política após o Estado Novo.
Discute-se, a partir deste estudo de caso, as relações entre as palavras e as imagens na elaboração das chamadas fontes de memória, a produção do acontecimento pela mídia e sua repercussão na memória contemporânea, e por fim, a capacidade narrativa da imagem fotográfica e sua relação com a escrita da história renovada pela introdução de fontes não tradicionais – orais e visuais. PALAVRAS-CHAVE: memória; narrativa; fotografia. Os fatos mais ou menos marcantes da história do século XX foram registrados pela câmera fotográfica de repórteres atentos ao calor dos aco...





Documentos relacionados