Apresentação Reportar como inadecuado




Apresentação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2005, 24 2

Autor: Comissão Editorial

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Comissão Editorial Apresentação História (São Paulo), vol.
24, núm.
2, 2005 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014793001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Apresentação Os percursos da discussão historiográfica na contemporaneidade, em suas diversas temáticas e perspectivas analíticas, motivaram a reunião dos artigos aqui apresentados aos leitores no dossiê História-Perspectivas. Marcel van der Linden abre o dossiê com uma discussão historiográfica sobre o conceito de classe trabalhadora e sua adequação aos mundos do trabalho.
A questão que desenvolve em suas reflexões é a da pertinência da elaboração de um novo conceito, que leve em conta uma crítica da teoria de Karl Marx e os aportes dos debates contemporâneos sobre o tema. Direcionados para as formas de escrita da História, os artigos seguintes abordam diferentes linguagens.
O texto de Ana Maria Mauad elabora um questionamento metodológico sobre o fotojornalismo e seu tratamento como fonte histórica.
O trabalho de Rosangela Patriota volta-se para as relações teóricas e metodológicas entre história e teatro, abordando historiograficamente o tema do Teatro de Arena de São Paulo. Os estudos de História Antiga estão contemplados nos trabalhos de Fábio Duarte Joly e André Leme Lopes.
O primeiro artigo tem por objetivo analisar a Vida de Nero, de Suetônio, procurando nela identificar elementos que permitam associar esta obra à tradição historiográfica senatorial romana.
O segundo texto analisa Como se...





Documentos relacionados