Reseña de -brasil: formação do estado e da nação. são paulo: hucitec- de istván jancsó org. Reportar como inadecuado




Reseña de -brasil: formação do estado e da nação. são paulo: hucitec- de istván jancsó org. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2005, 24 1

Autor: José Ribeiro Júnior

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Ribeiro Júnior, José Reseña de -Brasil: formação do Estado e da Nação.
São Paulo: Hucitec- de István JANCSÓ (org.) História (São Paulo), vol.
24, núm.
1, 2005, pp.
265-275 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014791011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto José RIBEIRO JÚNIOR1 JANCSÓ, István (org.).
Brasil: formação do Estado e da Nação.
São Paulo: Hucitec, Unijuí, Fapesp, 2003 (Estudos Históricos, 50), 703p. Fatos históricos estruturais, como o desmanche da infeliz experiência soviética e a formação do mundo global, levaram os estudiosos das ciências humanas das mais diferentes partes do planeta a repensar em sua história sob novos referenciais de ordem política e cultural, para além dos econômicos.
Nas últimas décadas surgiram autores consagrados e respeitáveis, revendo os enfoques de Estado e Nação e conceitos implícitos ou decorrentes, como nacionalismo, identidade, linguagem, etnia, e suas diversas interpretações e significados sob múltiplas conjunturas.
Ernest Gellner, Benedict Anderson e o excelente Eric Hobsbawm em seu Nações e nacionalismos desde 1780, publicado no Brasil em 1990, estão entre os inspiradores de novas pesquisas em busca de novas explicações históricas.
O aprofundamento dessa problemática tem inclusive proporcionado entre os pesquisadores brasileiros o resgate de grandes obras de historiadores mais distantes no tempo, como o valioso “Honra e Pátria”, de Lucien Fèbvre, recuperado de seus manuscritos, publicado na França...





Documentos relacionados