Contribuições da epigrafia para o estudo do cotidiano dos gladiadores romanos no início do principado Reportar como inadecuado




Contribuições da epigrafia para o estudo do cotidiano dos gladiadores romanos no início do principado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2005, 24 1

Autor: Renata Senna Garraffoni

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Garraffoni, Renata Senna Contribuições da Epigrafia para o estudo do cotidiano dos gladiadores romanos no início do Principado História (São Paulo), vol.
24, núm.
1, 2005, pp.
247-261 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014791010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Contribuições da Epigrafia para o estudo do cotidiano dos gladiadores romanos no início do Principado Renata Senna GARRAFFONI1 RESUMO: O presente artigo visa a destacar a importância do estudo das inscrições (lápides funerárias e grafites) para discutir aspectos da vida cotidiana dos gladiadores.
Estes registros fornecem uma nova perspectiva de análise deste tipo de espetáculo romano e também pode nos ajudar a repensar nas relações entre os gladiadores e a sociedade romana do início do Principado, a partir de interpretações mais plurais do passado romano. PALAVRAS-CHAVE: História Antiga; Epigrafia; gladiadores. OS GLADIADORES NA HISTORIOGRAFIA As lutas de gladiadores sempre se apresentaram como um fenômeno ímpar diante dos estudiosos do mundo clássico.
Desde o século XIX classicistas tentam compreender este fenômeno que ocorreu em várias partes do território romano, durante longos períodos.
Dentro deste contexto, muitas teorias e conceitos foram propostos para explicar este tipo tão particular de espetáculo. Talvez a interpretação mais conhecida, que transpôs os limites da academia e se cristalizou no imaginário coletivo, seja a idéia da “plebe ociosa” que vivia de pão e circo.
Junto a el...





Documentos relacionados