O significado da história Reportar como inadecuado




O significado da história - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2005, 24 1

Autor: Frederick Jackson Turner

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Jackson Turner, Frederick O significado da História História (São Paulo), vol.
24, núm.
1, 2005, pp.
191-223 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014791008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O significado da História Frederick Jackson TURNER1 Tradução e Apresentação: Arthur Lima de AVILA2 RESUMO: Frederick Jackson Turner (1861-1932) foi um dos mais importantes historiadores norteamericanos do século XX.
Através de sua atuação na academia, institucionalizou-se o estudo da chamada “história-problema”, em que a disciplina deveria fornecer a compreensão do presente através da análise do passado.
Defensor do caráter presentista da História e de um relativismo moderado, Turner estabeleceu vários dos pressupostos que se tornariam padrões nas universidades dos Estados Unidos, como o estudo das “forças invisíveis” que ritmam e determinam o processo histórico e da grande massa de seres humanos anônimos que ajudaram a construir a democracia em terras americanas. PALAVRAS-CHAVE: Frederick Jackson Turner; historiografia norte-americana; presentismo. APRESENTAÇÃO O historiador norte-americano Frederick Jackson Turner (1861-1932) é considerado o grande pai da historiografia moderna nos Estados Unidos. Mais conhecido por sua famosa frontier thesis, que postulava a centralidade do processo de expansão para o desenvolvimento da democracia em terras americanas, ele foi um dos primeiros historiadores a insistir no desvelamento dos fatores econômicos e sociais que ritmavam a ...





Documentos relacionados