Os primórdios da doutrina de segurança nacional: a escola superior de guerra Reportar como inadecuado




Os primórdios da doutrina de segurança nacional: a escola superior de guerra - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2010, 29 2

Autor: Nilo Dias de OLIVEIRA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Dias de OLIVEIRA, Nilo Os Primórdios da Doutrina de Segurança Nacional: A Escola Superior de Guerra História (São Paulo), vol.
29, núm.
2, 2010, pp.
135-157 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221019007008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto OLIVEIRA, Nilo Dias de. Os primórdios da doutrina de segurança nacional: a escola superior de guerra. Os Primórdios da Doutrina de Segurança Nacional: A Escola Superior de Guerra1 The Origins of National Security Doctrine: The War College Nilo Dias de OLIVEIRA• Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a Escola Superior de Guerra (ESG), na visão de seus integrantes na formulação de uma doutrina de segurança nacional na década de cinquenta, através dos relatórios do Serviço Secreto da Delegacia de Ordem Política e Social de São Paulo DOPS-SP e no arquivo pessoal do General Juarez Távora do acervo documental do CPDOC-FGV. A dimensão dessa doutrina não se tratava apenas de uma mera participação no intenso embate político nacional que ocorria na sociedade civil e nas Forças Armadas naquela conjuntura, mas sim um projeto de hegemonia que se transformaria em um arcabouço teórico eficaz na consolidação da autocracia burguesa bonapartista pós 64.
Dentro dessa visão, somente os militares seriam capazes de alterar o caráter, a cultura e a índole do povo brasileiro. Palavras-chave: ESG; Lei de Segurança Nacional; Autocracia burguesa. Abstract: This article aims to analyze the National War College (Escola Superior de Guerra (E...





Documentos relacionados