Derrisão e ironia cínica no humor contemporâneo: os limites entre o politicamente incorreto e o incorretamente político Reportar como inadecuado




Derrisão e ironia cínica no humor contemporâneo: os limites entre o politicamente incorreto e o incorretamente político - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História São Paulo 2014, 33 2

Autor: Maria da Conceição Francisca PIRES

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil PIRES, Maria da Conceição Francisca Derrisão e ironia cínica no humor contemporâneo: os limites entre o politicamente incorreto e o incorretamente político História (São Paulo), vol.
33, núm.
2, julio-diciembre, 2014, pp.
470-488 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221032780022 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto História (São Paulo) DOI: 10.1590-1980-436920140002000022 Derrisão e ironia cínica no humor contemporâneo: os limites entre o politicamente incorreto e o incorretamente político Derision and cynical irony in the contemporary humor: the limits between politically incorrect and incorrectly political ________________________________________________________________________________ Maria da Conceição Francisca PIRES Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: conceicao.pires@uol.com.br Resumo: Neste artigo discutem-se as transformações no humor gráfico contemporâneo a partir da segunda metade do século XX, com ênfase nos recursos subjetivos e ideológicos acionados na atualidade para garantir sua expansão e consolidação em diferentes plataformas midiáticas.
A partir de uma abordagem hermenêutica assinala-se o atual recurso a uma racionalidade cínica fomentadora de um caráter derrisório que despreza a alteridade como elemento fulcral para a sociedade contemporânea.
Finalmente, propõe-se uma reflexão sobre o caráter ideológico presente no humor derrisório gestado a partir dessa associação com a razão cínica, e d...





Documentos relacionados