Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior 2010, 15 2

Autor: José Dias Sobrinho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior ISSN: 1414-4077 revistaavaliacao@uniso.br Universidade de Sorocaba Brasil Sobrinho, José Dias Editorial Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol.
15, núm.
2, julio, 2010, pp.
5-7 Universidade de Sorocaba Sorocaba, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=219115782001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL educação de todos os níveis – e aqui nos dedicamos mais particularmente à de nível superior – vem adquirindo cada vez mais centralidade na agenda global de transformações sobretudo econômicas e também culturais das últimas três décadas.
Os ajustes e projetos de transformação da economia e do estado têm na educação um instrumento fundamental, especialmente em função da crença de que o conhecimento de matriz técnico-científica é o motor do desenvolvimento econômico e que este corresponde necessariamente a desenvolvimento social e aumento de competitividade.
É nesse quadro que se desenham as políticas setoriais propostas como reformas.
Como nenhum país hoje pode isolar-se e construir a direção de seus movimentos sem levar em conta os processos que se desenvolvem em nível global, ganham importância também as formulações que buscam as convergências internacionais regionais. Para além, dos blocos econômicos e políticos, buscam-se construir espaços de colaboração e, no limite, de homogeneização da educação superior nos diversos Continentes do mundo.
Assim é que a União Europeia está consolidando seu Espaço Europeu de Educação Superior, por meio do conhecido Processo de Bolonha.
Por sua vez, a América Latina e o Caribe buscam conformar o seu Espaço Latinoam...





Documentos relacionados