A abolição e o creditoReportar como inadecuado




A abolição e o credito - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

O economista e escritor José Penido opina sobre a reestruturação do trabalho agrícola e urbano, questão que ganhou importância nos anos 1880 devido ao fim do modo de produção escravista. Penido defende dois importantes pontos na reestruturação do trabalho agrícola: o emprego dos escravos libertos e de imigrantes como mão-de-obra livre (assalariada ou através de parceria), e o estabelecimento de pequenos proprietários independentes ? com posse através de arrendamento ou propriedade legal da terra ? como base da nova agricultura brasileira. Apresenta ao final da obra os fundamentos para a formação de um banco de crédito territorial e mercantil.

Publicador : Rio de Janeiro : Typ. da Escola de S.J. Alves

Data de publicação : 1885

Descrição física : 51 p. ; 8 cm.

Assuntos : Escravidão no Brasil (1539-1888) | Escravidão no Brasil (1539-1888), aspectos econômicos | Trabalho rural, Brasil, Século XIX | Administração rural, Brasil, Século XIX | Propriedade rural, Brasil, Século XIX | Abolicionismo (1630-1888), Brasil

Responsabilidade : [por José Penido]

Endereço para citar este documento : http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/174337

Notas:

Senado Federal: Com dedicatória do autor ao Visconde do Bom Retiro.



Autor: Penido, José -

Fuente: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/174337







Documentos relacionados