Ao correr da pennaReportar como inadecuado




Ao correr da penna - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Coletânea de folhetins que José de Alencar publicara no Correio Mercantil, entre 3 de setembro de 1854 e 8 de julho de 1855, coligidos no presente volume pelo Dr. José Maria Vaz Pinto Coelho, seu colega e amigo, incluindo juízos críticos ao autor e suas obras, por nomes de renome à época como Innocencio, Pinheiro Chagas, Senador Francisco Octaviano, Marcondes Homem de Mello e outros. Os folhetins abordavam fatos políticos e econômicos e retratavam o Rio de Janeiro sob a ótica do progresso capitalista. Alencar começou a escrever crônicas aos 25 anos e, com estas publicações semanais, acabou conhecido no meio intelectual do Rio de Janeiro. O motivo do término da publicação é exposto por Alencar em carta à redação do Correio Mercantil, no final do volume.

Publicador : São Paulo :

Data de publicação : 1874

Descrição física : xlvi p., [1] f., 308, [13] p. ; 18 cm.

Referenciado por : Referência: Blake, Sacramento. Diccionario bibliographico brazileiro. Rio de Janeiro : Typ. Nacional, 1883-1902. v. 5., p. 78.

Assuntos : Crônica, Brasil, séc. XIX | Literatura, Brasil, séc. XIX

Responsabilidade : José de Alencar

Endereço para citar este documento : http://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/518743





Autor: Alencar, José de, 1829-1877 -

Fuente: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/518743







Documentos relacionados