Historicizar indumentária e moda a partir do estudo de artefatos: reflexões acerca da disseminação de práticas de pesquisa e ensino no brasil Reportar como inadecuado




Historicizar indumentária e moda a partir do estudo de artefatos: reflexões acerca da disseminação de práticas de pesquisa e ensino no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

ModaPalavra e-periódico 2014, 14

Autor: Rita Morais de Andrade

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=514051623005


Introducción



ModaPalavra e-periódico E-ISSN: 1982-615X modapalavra@gmail.com Universidade do Estado de Santa Catarina Brasil Morais de Andrade, Rita Historicizar indumentária (e moda) a partir do estudo de artefatos: reflexões acerca da disseminação de práticas de pesquisa e ensino no Brasil ModaPalavra e-periódico, núm.
14, julio-diciembre, 2014, pp.
72-82 Universidade do Estado de Santa Catarina Florianópolis, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=514051623005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ModaPalavra e-Periódico Historicizar indumentária (e moda) a partir do estudo de artefatos: reflexões acerca da disseminação de práticas de pesquisa e ensino no Brasil Historicizing dress (and fashion) from the study of artifacts: reflections on the dissemination of research and teaching practices in Brazil Rita Morais de Andrade ritaandrade@hotmail.com Resumo Há quase duas décadas disseminou-se uma metodologia de pesquisa para o estudo de indumentária que vem crescentemente influenciando o ensino de história da moda (mais do que da indumentária) e os projetos de pesquisa em cursos de pós-graduação no Brasil.
Tratase do estudo com base na observação e análise de artefatos, do inglês “object-based research”.
Método amplamente empregado por profissionais de áreas como arqueologia, antropologia, conservação de bens culturais e museologia, o estudo de artefatos é comumente relacionado à cultura material, às questões ligadas ao patrimônio histórico-cultural e à memória.
Neste ensaio, proponho uma reflexão acerca da disseminação de metodologias de estudo de indumentária por meio da análise de artefatos visando a pesquisa e ensino de história da moda no Brasil.
Conceito...





Documentos relacionados