A instrução e a relação como modos de aconselhamento em hiv-aids Reportar como inadecuado




A instrução e a relação como modos de aconselhamento em hiv-aids - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Lúcia Francisco ; Luís Felipe Rios ;Temas em Psicologia 2013, 21 3

Autor: Wedna Cristina Marinho Galindo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751772014


Introducción



Temas em Psicologia ISSN: 1413-389X comissaoeditorial@sbponline.org.br Sociedade Brasileira de Psicologia Brasil Marinho Galindo, Wedna Cristina; Francisco, Ana Lúcia; Rios, Luís Felipe A Instrução e a Relação como Modos de Aconselhamento em HIV-Aids Temas em Psicologia, vol.
21, núm.
3, diciembre, 2013, pp.
989-1004 Sociedade Brasileira de Psicologia Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=513751772014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-389X Temas em Psicologia – 2013, Vol.
21, nº 3, 989-1004 DOI: 10.9788-TP2013.3-EE12PT A Instrução e a Relação como Modos de Aconselhamento em HIV-Aids Wedna Cristina Marinho Galindo1 Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Brasil Ana Lúcia Francisco Departamento de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Brasil Luís Felipe Rios Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil Resumo O artigo objetiva problematizar a relação profissional de saúde-usuário no aconselhamento em HIV-Aids.
Para tanto, apresenta resultados de pesquisa qualitativa, embasada em entrevistas com 12 aconselhadores-as atuando em Centros de Testagem e Aconselhamento em DST-Aids (CTA) de Pernambuco, situados nas mesorregiões do Estado – metropolitana, mata, agreste, sertão.
As entrevistas foram audiogravadas e transcritas.
O tratamento e a análise do material foram feitos a partir de uma dupla hermenêutica.
Identificamos, no material, dois modos de aconselhar: o aconselhamento-instrução e o aconselhamento-relação.
No aconselhamento-instrução a ênfase é na transmissão de inf...





Documentos relacionados