Emparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças Reportar como inadecuado




Emparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Andréia Schmidt ; Camila Domeniconi ; Deisy das Graças de Souza ;Temas em Psicologia 2013, 21 2

Autor: Aline Roberta Aceituno da Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751532013


Introducción



Temas em Psicologia ISSN: 1413-389X comissaoeditorial@sbponline.org.br Sociedade Brasileira de Psicologia Brasil Aceituno da Costa, Aline Roberta; Schmidt, Andréia; Domeniconi, Camila; das Graças de Souza, Deisy Emparelhamento com o Modelo Simultâneo e Atrasado: Implicações para a Demonstração de Equivalência de Estímulos por Crianças Temas em Psicologia, vol.
21, núm.
2, diciembre, 2013, pp.
469-482 Sociedade Brasileira de Psicologia Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=513751532013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-389X Temas em Psicologia – 2013, Vol.
21, nº 2, 469-482 DOI: 10.9788-TP2013.2-13 Emparelhamento com o Modelo Simultâneo e Atrasado: Implicações para a Demonstração de Equivalência de Estímulos por Crianças Aline Roberta Aceituno da Costa1 Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo, Bauru, Brasil Andréia Schmidt Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil Camila Domeniconi Deisy das Graças de Souza Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil Resumo O emprego de tarefas de emparelhamento com o modelo com atraso (DMTS) para ensino de relações condicionais e teste de relações emergentes entre estímulos tem sido referido como um facilitador da aprendizagem ou da manutenção desses desempenhos.
A literatura, porém, apresenta dados controversos sobre esse tema, especialmente quando os participantes são crianças ou pessoas com déficits cognitivos.
O objetivo do presente estudo foi examinar, após ensino de uma linha de base de relações condicionais com emparelhamento simultâneo (SMTS), o d...





Documentos relacionados