Interfaces entre modos 1 e 2 de produção de conhecimento e o modelo da tripla hélice: considerações sobre a reco nfiguração da pesquisa na universidade americana no século xx Reportar como inadecuado




Interfaces entre modos 1 e 2 de produção de conhecimento e o modelo da tripla hélice: considerações sobre a reco nfiguração da pesquisa na universidade americana no século xx - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Tecnologia e Sociedade 2011, 7 13

Autor: Bruno Azevedo Moura

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=496650334004


Introducción



Tecnologia e Sociedade ISSN: 1809-0044 revistappgte@gmail.com Universidade Tecnológica Federal do Paraná Brasil Azevedo Moura, Bruno Interfaces entre Modos 1 e 2 de Produção de Conhecimento e o Modelo da Tripla Hélice: Considerações sobre a Reco nfiguração da Pesquisa na Universidade Americana no Século XX Tecnologia e Sociedade, vol.
7, núm.
13, julio-diciembre, 2011 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=496650334004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Interfaces entre Modos 1 e 2 de Produção de Conhecimento e o Modelo da Tripla Hélice: Considerações sobre a Reconfiguração da Pesquisa na Universidade Americana no Século XX Interfaces between Modes 1 and 2 of Production of Knowledge and the Triple Helix model: Considerations about the Reconfiguration of Research in the American University in the 20th Century Bruno Azevedo Moura Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre distintas tendências históricas no processo de desenvolvimento da pesquisa científico-tecnológica no interior das universidades americanas.
Para tal, aborda as interfaces que podem ser desenvolvidas entre diferentes modelos de produção – Modos 1 e 2, conforme proposto por Michael Gibbons, e o Modelo da Hélice Tríplice de Henry Etzkowitz, a fim de aclarar a reconfiguração da pesquisa intra-universitária ao longo do século XX. Sugere que o modo 1 de produção de conhecimento técnico-científico no interior das instituições de ensino superior nos Estados Unidos se consolidou a partir do financiamento do governo federal em pesquisa básica.
Propõe que o modo 2 de produção de conhecimento, semelhante à parceria entre universidad...





Documentos relacionados