Saber e sentir na prática biomédica. Reportar como inadecuado




Saber e sentir na prática biomédica. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

José Edmilson de Souza-Lima ;Tecnologia e Sociedade 2011, 7 12

Autor: Sandra Mara Maciel-Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=496650333007


Introducción



Tecnologia e Sociedade ISSN: 1809-0044 revistappgte@gmail.com Universidade Tecnológica Federal do Paraná Brasil Maciel-Lima, Sandra Mara; de Souza-Lima, José Edmilson Saber e Sentir na Prática Biomédica. Tecnologia e Sociedade, vol.
7, núm.
12, enero-junio, 2011, pp.
1-6 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=496650333007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Tecnologia e Sociedade - 1ª Edição, 2011 ISSN (versão online): 1984-3526 1 Saber e Sentir na Prática Biomédica Knowing and Feeling in Biomedical Practice Sandra Mara Maciel-Lima José Edmilson de Souza-Lima Resumo O presente artigo tem como objetivo tornar visíveis as tensões entre o saber e o sentir da equipe do Serviço de Transplante Hepático que atua no Centro de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Para tanto, utiliza-se da metodologia de abordagem qualitativa, da etnografia e do estudo de caso como procedimentos técnicos.
Os dados foram coletados no período de abril de 2007 a março de 2009, por meio de observação e entrevistas semi-diretivas realizadas com a equipe do transplante.
O saber e o sentir estão vinculados a racionalidades que são, em geral, apreendidas como racionalidades separadas, uma racionalidade instrumental (objetiva, fria e calculativa) e outra racionalidade (subjetiva, emotiva.
Conclui-se qu,e no campo das tensões entre saber e sentir, a despeito do predomínio do saber, como expressão de uma racionalidade vitoriosa, o sentir aparece como expressão de dor, sofrimento e compaixão. Palavras-chave: Racionalidades. Tecnologias médicas; Transplante Hepático; Saber; Sentir; Biome...





Documentos relacionados