A sombra de dioniso Reportar como inadecuado




A sombra de dioniso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia 2005, 26

Autor: Cíntia Langie Araujo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=495550182016


Introducción



Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: 1415-0549 revistadafamecos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Langie Araujo, Cíntia A Sombra de Dioniso Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, núm.
26, abril, 2005, pp.
129-131 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=495550182016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RESENHA A Sombra de Dioniso Cíntia Langie Araujo Mestranda do PPGCOM da PUCRS Em uma época em que, com a ajuda da preguiça, a cultura só serve para ser consumida, não é preciso ter medo de partilhar um certo esforço, que permita a cada um o direito e a possibilidade de pensar por si mesmo. (Maffesoli, 2005, p.
10) A REEDIÇÃO DO TRABALHO de Michel Maffesoli, L’ombre de Dyonysos, resultou em uma edição brasileira, traduzida por Rogério de Almeida, sob o título A sombra de Dioniso.
O livro foi lançado pela Zouk, em 2005, e possui 160 páginas. A obra, que destaca o ressurgimento das emoções e a queda do racionalismo, recebe esse nome porque o autor acredita que o período atual está infestado de múltiplas identificações, com as pessoas assumindo muitas caras.
As sociedades do século XXI vivem da circulação, da troca, da abertura à alteridade.
E é isto que a figura de Dioniso representa: uma grandeza de papéis exercidos por uma só pessoa, que troca de papel inúmeras vezes, e em todas as esferas de sua vida (amorosa, religiosa, profissional, amical). A erudição do autor nos leva a uma leitura enriquecedora, e a força do seu imaginário nos propicia uma experiência agradável.
Maffesoli faz um mapeamento das características sociais vigen...





Documentos relacionados