Os movimentos sociais e a mídia em tempos de globalização: um estudo das abordagens de jornais brasileiros e espanhóis sobre o mst e os direitos humanos Reportar como inadecuado




Os movimentos sociais e a mídia em tempos de globalização: um estudo das abordagens de jornais brasileiros e espanhóis sobre o mst e os direitos humanos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia 2012, 19 3

Autor: FÁBIO SOUZA DA CRUZ

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=495551012012


Introducción



Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: 1415-0549 revistadafamecos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil SOUZA DA CRUZ, FÁBIO Os movimentos sociais e a mídia em tempos de globalização: um estudo das abordagens de jornais brasileiros e espanhóis sobre o MST e os Direitos Humanos Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, vol.
19, núm.
3, septiembre-diciembre, 2012, pp.
795-820 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=495551012012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista FAMECOS mídia, cultura e tecnologia Jornalismo Os movimentos sociais e a mídia em tempos de globalização: um estudo das abordagens de jornais brasileiros e espanhóis sobre o MST e os Direitos Humanos1 The social movements and the media in times of globalization: a study of approaches of brazilian and spanish newspapers about the MST and Human Rights FÁBIO SOUZA DA CRUZ Professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e de graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). fabiosouzadacruz@gmail.com RESUMO ABSTRACT Neste artigo, trabalhamos algumas problemáticas envolvendo a mídia tradicional, os movimentos sociais – em especial o Movimento dos Sem Terra (MST) – e os Direitos Humanos (DH) em tempos de globalização neoliberal, por meio de um estudo comparativo das edições online dos jornais Folha de São Paulo (Brasil) e El Mundo (Espanha), em 2010.
Adotando uma postura crítica, histórica e dialética, fazemos uma intersecção entre esses objetos com o objetivo de problematizar questões e apontar possíveis saídas levando em considera...





Documentos relacionados