Doutorado & mestrado Reportar como inadecuado




Doutorado & mestrado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia 2012, 19 1

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=495551010020


Introducción



Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: 1415-0549 revistadafamecos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Doutorado & Mestrado Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, vol.
19, núm.
1, enero-abril, 2012, pp.
304 -310 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=495551010020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista FAMECOS mídia, cultura e tecnologia Doutorado & Mestrado Doutorado  Teses defendidas de junho a dezembro de 2011 na linha de pesquisa Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação 1 A representação da ditadura militar nos filmes brasileiros longa metragem de ficção: de 1964 a 2010 Autor: Helena Stigger Orientador: Cristiane Freitas Data da defesa: 06-12-11 RESUMO A presente tese analisa a representação da ditadura militar nos longas-metragens de ficção brasileiros desde o golpe de 1964 até o ano de 2010.
Evidenciamos que três elementos representam simbolicamente o governo militar: a tortura, o militar e o militante da esquerda.
Partindo dessa premissa, estudamos as variações e as possibilidades de representação da ditadura militar brasileira ao longo dessas quatro décadas ao analisar o modo como esses elementos se constituem na narrativa.
Como metodologia, aplicamos a técnica de análise fílmica numa amostra de vinte e quatro filmes realizados entre os anos de 1979 a 2010.
No entanto, evidenciamos que a ditadura militar tem sido representada no cinema desde o seu acontecimento, sendo assim, buscamos estudar três obras do Cinema Novo: O desafio, Terra em transe e Os inconfidentes.
Desse modo...





Documentos relacionados