O significado do cuidado ao parto na voz de quem cuida: uma perspectiva à luz da humanização Reportar como inadecuado




O significado do cuidado ao parto na voz de quem cuida: uma perspectiva à luz da humanização - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Michell Ângelo Marques Araújo ; Ana Fátima Carvalho Fernandes ; Violante Augusta Batista Braga ; Juliana Freitas Marques ; Maria Veraci Oliveira Queiroz ;Cogitare Enfermagem 2009, 14 4

Autor: Karla de Abreu Peixoto Moreira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648977020


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil de Abreu Peixoto Moreira, Karla; Marques Araújo, Michell Ângelo; Carvalho Fernandes, Ana Fátima; Batista Braga, Violante Augusta; Freitas Marques, Juliana; Oliveira Queiroz, Maria Veraci O SIGNIFICADO DO CUIDADO AO PARTO NA VOZ DE QUEM CUIDA: UMA PERSPECTIVA À LUZ DA HUMANIZAÇÃO Cogitare Enfermagem, vol.
14, núm.
4, octubre-diciembre, 2009, pp.
720-728 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648977020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 720 O SIGNIFICADO DO CUIDADO AO PARTO NA VOZ DE QUEM CUIDA: UMA PERSPECTIVA À LUZ DA HUMANIZAÇÃO Karla de Abreu Peixoto Moreira1, Michell Ângelo Marques Araújo2, Ana Fátima Carvalho Fernandes3,Violante Augusta Batista Braga4, Juliana Freitas Marques5, Maria Veraci Oliveira Queiroz6 RESUMO: Objetivamos analisar o significado do cuidado ao parto por enfermeiras que atuam em sala de parto.
O estudo qualitativo foi realizado em uma maternidade pública federal na cidade de Fortaleza-CE, no mês de abril de 2007, através de entrevista semiestruturada com sete enfermeiras obstetras.
A análise das informações obedeceu à técnica de Análise de Conteúdo de Bardin.
Os resultados após a análise de 713 unidades temáticas e 25 subcategorias foram classificadas em cinco categorias: a mulher como protagonista do seu parto; a família, o ambiente e a assistência: aspectos importantes no processo de cuidar; a formação profissional para o parto humanizado; o trabalho em equipe: fundamento para o cuidado ao parto humanizado e gestão das instituições de saúde: co-responsabilidade pelo parto humanizado.
O cui...





Documentos relacionados