Trabalho noturno e morbidades de trabalhadores de enfermagem Reportar como inadecuado




Trabalho noturno e morbidades de trabalhadores de enfermagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Leila Maria Mansano Sarquis ; Ana Lúcia Cardoso Kirchhof ;Cogitare Enfermagem 2009, 14 4

Autor: Divanise de Carvalho Dias Maynardes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648977017


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil de Carvalho Dias Maynardes, Divanise; Mansano Sarquis, Leila Maria; Cardoso Kirchhof, Ana Lúcia TRABALHO NOTURNO E MORBIDADES DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM Cogitare Enfermagem, vol.
14, núm.
4, octubre-diciembre, 2009, pp.
703-708 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648977017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 703 TRABALHO NOTURNO E MORBIDADES DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM Divanise de Carvalho Dias Maynardes¹, Leila Maria Mansano Sarquis², Ana Lúcia Cardoso Kirchhof³ RESUMO: Pesquisa exploratória descritiva realizada em um hospital público de Curitiba.
A população foi composta por 173 trabalhadores de enfermagem do turno noturno, com objetivo de identificar os principais agravos à saúde desses trabalhadores.
Responderam ao questionário 66,5% dos trabalhadores, sendo 84% do sexo feminino.
O processo de morbidade expresso pelos trabalhadores do noturno comprova o desgaste no processo saúde e doença.
Os sintomas mais expressivos foram varizes, fadiga, cervicodorsolombalgia e irritabilidade acima de 50%.
Os sintomas registrados após o descanso confirmam que o trabalhador ainda sente-se cansado e desanimado e permanece ainda com sono excessivo, o que confirma que o trabalhador retorna ao trabalho em situação de fadiga.
As consequências acarretadas à saúde são vistas como um grande problema e medidas de intervenção devem ser estudadas para intervir no processo saúde doença dos trabalhadores de enfermagem. PALAVRAS-CHAVE: Serviço hospitalar de enfermagem; Saúde do trabalhador; Trabalho noturno; Recursos humanos em saúde....





Documentos relacionados