Descrição das práticas dos enfermeiros da atenção básica direcionadas para idosos diabéticos Reportar como inadecuado




Descrição das práticas dos enfermeiros da atenção básica direcionadas para idosos diabéticos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marilia Braga Marques ; Ana Larissa Gomes Machado ; Maria Josefina da Silva ;Cogitare Enfermagem 2009, 14 4

Autor: Patrícia Silva Nunes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648977014


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Silva Nunes, Patrícia; Braga Marques, Marilia; Larissa Gomes Machado, Ana; da Silva, Maria Josefina DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA DIRECIONADAS PARA IDOSOS DIABÉTICOS Cogitare Enfermagem, vol.
14, núm.
4, octubre-diciembre, 2009, pp.
682-688 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648977014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 682 DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA DIRECIONADAS PARA IDOSOS DIABÉTICOS Patrícia Silva Nunes1, Marilia Braga Marques2, Ana Larissa Gomes Machado3, Maria Josefina da Silva4 RESUMO: Estudo transversal de caráter descritivo, realizado em Unidades Básicas de Saúde da Família de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 42 enfermeiros, escolhidos por conveniência, convidados a participar do estudo nos dias do comparecimento dos pesquisadores às unidades de saúde, as quais foram selecionadas por amostra aleatória simples. Objetivou-se descrever as ações que o enfermeiro realiza junto aos idosos diabéticos e compará-las a partir das normas editadas pelo Ministério da Saúde.
Utilizou-se para coleta de dados um questionário e observação não participante. Observou-se que as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde são postas em prática pelos participantes do estudo, porém de forma limitada.
Acredita-se que através da parceria entre cursos de graduação e pós-graduação na área gerontológica, gestores, enfermeiros e demais envolvidos na promoção da saúde dos idosos diabéticos, seja possível ampliar e qualificar as ações de cuidado a essa...





Documentos relacionados