Dúvidas dos pacientes em pós-operatório de revascularização do miocárdio Reportar como inadecuado




Dúvidas dos pacientes em pós-operatório de revascularização do miocárdio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roberto Góes Júnior ; Renata Cristina Gasparino ;Cogitare Enfermagem 2009, 14 4

Autor: Paula Fernanda Pereira de Almeida

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648977013


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Pereira de Almeida, Paula Fernanda; Góes Júnior, Roberto; Gasparino, Renata Cristina DÚVIDAS DOS PACIENTES EM PÓS-OPERATÓRIO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO Cogitare Enfermagem, vol.
14, núm.
4, octubre-diciembre, 2009, pp.
675-681 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648977013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 675 DÚVIDAS DOS PACIENTES EM PÓS-OPERATÓRIO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO* Paula Fernanda Pereira de Almeida1, Roberto Góes Júnior2, Renata Cristina Gasparino3 RESUMO: Ao receber alta hospitalar, o paciente submetido a cirurgia cardíaca pode apresentar dúvidas que geram ansiedade e insegurança, por estar longe da vigilância constante da equipe de saúde.
Por essa razão, o objetivo deste estudo foi identificar as dúvidas dos pacientes em pós-operatório de revascularização do miocárdio, relacionadas ao período de reabilitação.
Trata-se de um estudo qualitativo e, para sua realização, foram utilizados uma ficha de caracterização sociodemográfica e um roteiro de entrevista semiestruturada.
A amostra foi composta por dez pacientes e as dúvidas mais frequentes foram aquelas relacionadas a re-educação alimentar, prática de exercícios físicos, retorno ao trabalho, sintomas que podem apresentar após a alta, prática de atividades diárias, dificuldades com as incisões cirúrgicas, prática de atividade sexual, consumo de bebida alcoólica e uso de medicações.
Destaca-se a importância de o enfermeiro conhecer as dúvidas dos pacientes, para que possa desenvolver intervenções individualizadas com ...





Documentos relacionados