Os desafios para a intervenção em saúde na estratégia de saúde da família segundo os profissionais Reportar como inadecuado




Os desafios para a intervenção em saúde na estratégia de saúde da família segundo os profissionais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Aida Maris Peres ; Maria Marta Nolasco Chaves ; Elizabete Araújo Eduardo ;Cogitare Enfermagem 2011, 16 3

Autor: Giordano Pedro de Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648968008


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil de Oliveira, Giordano Pedro; Maris Peres, Aida; Nolasco Chaves, Maria Marta; Araújo Eduardo, Elizabete OS DESAFIOS PARA A INTERVENÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SEGUNDO OS PROFISSIONAIS Cogitare Enfermagem, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2011, pp.
448-454 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648968008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 448 OS DESAFIOS PARA A INTERVENÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SEGUNDO OS PROFISSIONAIS Giordano Pedro de Oliveira¹, Aida Maris Peres², Maria Marta Nolasco Chaves³, Elizabete Araújo Eduardo4 RESUMO: Este estudo objetivou identificar facilidades e dificuldades apontadas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família para o enfrentamento dos problemas de saúde das famílias e estabelecer a relação desta prática com os currículos de suas graduações. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com doze profissionais de três unidades de Saúde da Família, de abril a maio de 2008, que responderam questões sobre o modelo de atenção à saúde e sua prática diária.
Os resultados apontaram que o egresso não está preparado para enfrentar as contradições da realidade que se impõem no cotidiano profissional e necessita de fundamentação teórica consistente que subsidie o processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família.
Concluiu-se que a formação profissional deveria ser baseada em teorias que, junto a aproximações mais concretas da condição de vida da população, permitisse-lhes realizar reflexões críticas e compreender a realid...





Documentos relacionados