Avaliação do cuidado ao usuário portador de diabetes em unidade de saúde Reportar como inadecuado




Avaliação do cuidado ao usuário portador de diabetes em unidade de saúde - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Beatris Mario Martin ; Carolina Passos Rocha ; Fernanda Rackes da Silva ; Roberta Luiza Longo ; Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque ;Cogitare Enfermagem 2011, 16 3

Autor: Aline Mariana Gafuri

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648968007


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Gafuri, Aline Mariana; Mario Martin, Beatris; Passos Rocha, Carolina; Rackes da Silva, Fernanda; Longo, Roberta Luiza; Souza Cavalcanti de Albuquerque, Guilherme AVALIAÇÃO DO CUIDADO AO USUÁRIO PORTADOR DE DIABETES EM UNIDADE DE SAÚDE Cogitare Enfermagem, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2011, pp.
443-447 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648968007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 443 AVALIAÇÃO DO CUIDADO AO USUÁRIO PORTADOR DE DIABETES EM UNIDADE DE SAÚDE Aline Mariana Gafuri¹, Beatris Mario Martin¹, Carolina Passos Rocha¹, Fernanda Rackes da Silva², Roberta Luiza Longo¹, Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque³ RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o cuidado programado ao diabético em Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde de um município da região metropolitana de Curitiba, Paraná.
Estudantes e professores de projeto de extensão identificaram os diabéticos cadastrados e analisaram o controle da doença pela unidade de saúde. Os usuários que não aderiam aos cuidados ou não obtinham melhora foram visitados para identificação dos motivos, orientação do cuidado e agendamento de consultas ou exames.
Após o quarto mês, repetiu-se a análise, verificando-se expressiva melhora na adesão e no controle do diabetes.
A partir disso, houve revisão do planejamento e avaliação do cuidado.
A abertura do serviço para a participação da universidade constituiu importante espaço de aprendizagem e contribuiu para qualificar o atendimento aos usuários, objetivo maior dos serviços de s...





Documentos relacionados