Conceito de cuidado-conforto: objeto de trabalho e objeto de conhecimento de enfermagem Reportar como inadecuado




Conceito de cuidado-conforto: objeto de trabalho e objeto de conhecimento de enfermagem - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Vilma de Carvalho ; Nébia Maria Almeida de Figueiredo ; Teresa Tonini ;Cogitare Enfermagem 2011, 16 2

Autor: Carlos Roberto Lyra da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648967024


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Lyra da Silva, Carlos Roberto; de Carvalho, Vilma; Almeida de Figueiredo, Nébia Maria; Tonini, Teresa CONCEITO DE CUIDADO-CONFORTO: OBJETO DE TRABALHO E OBJETO DE CONHECIMENTO DE ENFERMAGEM Cogitare Enfermagem, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2011, pp.
357-360 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648967024 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 357 CONCEITO DE CUIDADO-CONFORTO: OBJETO DE TRABALHO E OBJETO DE CONHECIMENTO DE ENFERMAGEM* Carlos Roberto Lyra da Silva1, Vilma de Carvalho2, Nébia Maria Almeida de Figueiredo3, Teresa Tonini4 RESUMO: Reflexão acerca de aspectos epistemológicos do cuidado e do conforto como objetos de conhecimento em Enfermagem.
Ressalta-se a importância da especificidade dos objetos de conhecimento em relação à coerência no pensamento epistemológico sobre o cuidado de enfermagem e o conforto.
Esses objetos apresentam-se no espaço de exterioridade - à margem de - do pensamento e do conhecimento científicos, embora o cuidado seja almejado recentemente por outras áreas de conhecimento e inserido nos imaginários coletivos, das regras do pensamento lógico, das formações discursivas, capazes de vincular valores e o saber com o pensamento e a razão na formação de enfermeiros que cuidam e-ou que investigam. PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Epistemologia; Ciência CONCEPT OF CARE-COMFORT: THE OBJECT OF WORK AND THE OBJECT OF NURSING KNOWLEDGE ABSTRACT: Reflection on epistemological aspects of care and comfort as objects of knowledge in Nursing.
The study emphasizes the importance of specificity of objects of knowledg...





Documentos relacionados