Educação aberta: um ideal ou uma realidade possível? Reportar como inadecuado




Educação aberta: um ideal ou uma realidade possível? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Henrique Oliveira da Silva ;Cogitare Enfermagem 2014, 19 4

Autor: Marineli Joaquim Meier

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483647663001


Introducción



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Joaquim Meier, Marineli; Oliveira da Silva, Henrique Educação aberta: um ideal ou uma realidade possível? Cogitare Enfermagem, vol.
19, núm.
4, octubre-diciembre, 2014, pp.
655-657 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483647663001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Educação Aberta: um ideal ou uma realidade possível? Marineli Joaquim Meier1, Henrique Oliveira da Silva2 A educação aberta é uma alternativa concreta para a democratização do conhecimento.
O “Open Access”, também denominado, Acesso Aberto é um conceito importante que envolve inúmeras possibilidades, abrange práticas de oferta e utilização de recursos educacionais abertos, entre outras dimensões de uso e disponibilização de tecnologias de código aberto e pesquisa de acesso livre*.
O acesso ao material livre permite o Reuso, o Revise, o Remixe e a Redistribuição (4R), eventualmente, com liberdades mais ou menos restritivas. Os recursos educacionais abertos incluem: cursos completos, módulos, livros didáticos, aulas, artigos de pesquisa, vídeos, software e outras ferramentas, utilizadas para apoiar o acesso ao conhecimento.
O Massive Open Online Course – MOOC, iniciado em 2011 é um recurso educacional aberto disponível em plataformas tais como: EdX, Veduca, Coursera, Futurelearn, MiriadaX, Udacity, entre outras. Por que educação superior não incorpora a Educação Aberta em sua prática pedagógica? Desconhecimento? Desinteresse? Medo de dividir o “poder do conhecimento” com mundo? Impossibilidade de que o estudante se motive para a aprendizag...





Documentos relacionados