AGRICULTURA E PECUÁRIA EM ÁREAS DE FRONTEIRA : DIFERENÇAS E SUSTENTABILIDADE Reportar como inadecuado




AGRICULTURA E PECUÁRIA EM ÁREAS DE FRONTEIRA : DIFERENÇAS E SUSTENTABILIDADE - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

O artigo trata da agricultura familiar em áreas de fronteira tendo como referência oestado de Rondônia.O processo de ocupação de Rondônia, marcado pela pecuária e pelo desmatamentoacelerado, se insere no padrão convencional de ocupação da fronteira agrícola e, ao mesmotempo, vem sendo atravessado por “diferenças” pontuais afins com aquele contextoparticular.Por um lado, políticas públicas de integração e modernização reproduzem as formasconvencionais de ocupação e utilização das áreas de fronteira no Brasil -produçãoespecializada, e em escala; uso de tecnologia intensiva em capital e poupadora de mão deobra; e acesso ao mercado mundial de carnes e grãos-. Por outro, políticas públicaslocalizadas e legitimadas pelo qualitativo de sustentável valorizam práticas sociaiscaracterísticas do modo de produzir da agricultura familiar em áreas de fronteira -agriculturadiversificada integrada a pecuária leiteira; baixo uso de insumos químicos e maquinárioagrícola; uso predominante da mão de obra familiar; produção de alimentos para o autoconsumoe integração parcial ao mercado formal- 1.A análise dos dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) e da Pesquisa AgrícolaMunicipal (PAM) do IBGE2 nos permite propor uma caracterização da pecuária em Rondônia- pecuária familiar, pecuária empresarial e pecuária de fronteira – para pontuar“similaridades” e “diferenças” no processo de ocupação das terras da região. Mostramos queenquanto a “pecuária familiar” responde melhor aos parâmetros de sustentabilidade, a“pecuária empresarial” e a “pecuária de fronteira” atendem aos objetivos de “modernização” eintegração dessas áreas ao mercado mundial Finalmente sugerimos a importância de atentar para “diferenças3” localizadasenquanto possíveis mudanças na sociedade e nos modos como esta produz a natureza, tendoem vista as principais questões sociais e ambientais que limitam a reprodução das economiasmodernas na atualidade.

Subject(s): Agribusiness

Livestock Production/Industries

Issue Date: 2006

Publication Type: Conference Paper/ Presentation

PURL Identifier: http://purl.umn.edu/149463

Total Pages: 16

Record appears in: Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) > 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil





Autor: Carvalho, Rosangela Maria Carnevale

Fuente: http://ageconsearch.umn.edu/record/149463?ln=en



DESCARGAR PDF




Documentos relacionados