A máquina de tortura: uma síntese dos efeitos do vestibular na educação e na sociedade. Reportar como inadecuado




A máquina de tortura: uma síntese dos efeitos do vestibular na educação e na sociedade. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Dante Henrique Moura ;HOLOS 2005, 2

Autor: Roberto Fernando de Amorim Júnior

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549266001


Introducción



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil de Amorim Júnior, Roberto Fernando; Moura, Dante Henrique A MÁQUINA DE TORTURA: UMA SÍNTESE DOS EFEITOS DO VESTIBULAR NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE. HOLOS, vol.
2, septiembre, 2005, pp.
4-13 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481549266001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AMORIN JÚNIOR e MOURA, 2005 A MÁQUINA DE TORTURA: UMA SÍNTESE DOS EFEITOS DO VESTIBULAR NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE. Roberto Fernando de Amorim Júnior1 e Dante Henrique Moura2 1 Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do CEFET-RN. robertoamorim175@yahoo.com 2 Professor do CEFET-RN.
Engenheiro Eletricista, Doutor em Educação. dante@cefetrn.br Recebido em abril de 2005 e Aceito em setembro de 2005 RESUMO O presente artigo trata de discutir uma das formas de acesso ao ensino superior mais utilizado no Brasil: o vestibular.
A partir de várias leituras e de experiências anteriormente vivenciadas, concluímos que o vestibular vem causando danos à nossa educação.
Tais danos revelam-se na prática bancária de ensino dentro das salas de aula, no aumento das diferenças sociais, na falta de democracia no acesso às universidades, no desprestígio da função do educador, no aumento da fragmentação do conhecimento e na desconstrução de uma educação emancipadora.
Diante disso, propomos neste artigo algumas políticas para superar essas dificuldades, enfatizando uma educação que proporcione condições igualitárias de acesso à educação superior para todos. Palavras-chave: ensino, vest...





Documentos relacionados