Avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável: dilemas teóricos e pragmáticos Reportar como inadecuado




Avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável: dilemas teóricos e pragmáticos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

HOLOS 2005, 1

Autor: Everkley Magno Freire Tavares

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549263012


Introducción



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil Freire Tavares, Everkley Magno AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DILEMAS TEÓRICOS E PRAGMÁTICOS HOLOS, vol.
1, mayo, 2005, pp.
120-129 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481549263012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TAVARES (2005) AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DILEMAS TEÓRICOS E PRAGMÁTICOS Everkley Magno Freire Tavares Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA-UERN, professor da Universidade Potiguar – UnP – Campus de Mossoró-RN e colaborador do CEFET-UNED. everkley@unp.br Recebido em fevereiro de 2005 e Aceito em abril de 2005 RESUMO A discussão sobre o desenvolvimento sustentável tornou-se objeto de interesse público e acadêmico.
Todavia existem dilemas na implementação de políticas públicas e avaliação de experiências sustentáveis no país.
A proposta deste artigo é discutir alguns critérios de avaliação e sustentabilidade, tais como eficácia, eficiência, efetividade, prudência ecológica, eficiência econômica e justiça social.
Para tanto, a revisão bibliográfica apoiouse em autores que tratam destes temas, entre eles destacamos: Arretche (1999), Cavalcanti (1995) e Sachs (1993).
Para o êxito de uma política pública se faz necessário avaliar estes critérios para mensurar os custos-benefícios e os impactos desejados. Palavras-chave: avaliação, políticas públicas, desenvolvimento sustentável, efetividade. PUBLIC POLITICS OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT A...





Documentos relacionados