Avaliação da produção agrícola do amaranto amaranthus hypochondriacus Reportar como inadecuado




Avaliação da produção agrícola do amaranto amaranthus hypochondriacus - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Andrecelly Sólon Borges ;HOLOS 2005, 1

Autor: Djeson Mateus Alves da Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549263010


Introducción



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil Alves da Costa, Djeson Mateus; Sólon Borges, Andrecelly AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO AMARANTO (Amaranthus hypochondriacus) HOLOS, vol.
1, mayo, 2005, pp.
97-111 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481549263010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto COSTA e BORGES (2005) AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO AMARANTO (Amaranthus hypochondriacus) Djeson Mateus Alves da Costa1 e Andrecelly Sólon Borges2 1 Professor do CEFET-RN, Mestre em Geociências - djeson@cefetrn.br 2 Aluna do Curso de Tecnologia em Materiais (CEFET-RN), andrecelly_sólon@yahoo.com.br Recebido em dezembro de 2004 e Aceito em abril de 2005 RESUMO O presente trabalho objetiva descrever um relato histórico sobre a produção, o uso e a condução de pesquisas com o amaranto como fonte alternativa de alimentos, em todo o mundo, desde os áureos tempos da civilização asteca até os dias atuais.
Tem por finalidade, também, relatar as características agronômicas exigidas durante o plantio, o desenvolvimento e a colheita dessa cultura e avaliar sua importância e adaptabilidade de cultivo no semi-árido do nordeste brasileiro, durante o período de estiagem.
É propósito, ainda, mostrar e expor, qualitativa e quantitativamente, a grande potencialidade nutricional e medicinal que os grãos e folhas do amaranto, quando utilizados na alimentação humana e animal, representam como fonte de energia e medicamento, respectivamente.
Os dados informativos foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica. Pala...





Documentos relacionados