Novo tempo – a experiência de implantação do programa de preparação para o pós-carreira no ifrn Reportar como inadecuado




Novo tempo – a experiência de implantação do programa de preparação para o pós-carreira no ifrn - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

S. S. GUEDES ;HOLOS 2012, 4

Autor: T. M. F. R. A. PEREIRA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549278013


Introducción



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil PEREIRA, T.
M.
F.
R.
A.; S.
GUEDES, S. NOVO TEMPO – A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA O PÓS-CARREIRA NO IFRN HOLOS, vol.
4, 2012, pp.
158-177 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481549278013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PEREIRA & GUEDES (2012) NOVO TEMPO – A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA O PÓS-CARREIRA NO IFRN 1 2 T.
M.
F.
R.
A.
PEREIRA e S.
S.
GUEDES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 1 2 thelma.rabelo@ifrn.edu.br ; suerdaguedes@ifrn.edu.br 1,2 Artigo submetido em setembro-2011 e aceito em setembro-2012 RESUMO Os momentos que antecedem à aposentadoria se constituem em um processo único e diferenciado para cada pessoa.
Porém, o fato de estarmos inseridos em uma sociedade que supervaloriza o trabalho e o papel profissional e que não nos prepara para uma vivência satisfatória do tempo livre, tem concorrido para transformar a hora do desligamento da atividade laboral em momentos de angústia, que mobilizam medos, dúvidas e muitas inquietações.
Este artigo relata um estudo de caso sobre a experiência de implantação, a partir de 2008, do “Novo Tempo – Programa de Preparação para o Pós-Carreira”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Câmpus Natal-Central -, que tem como objetivo capacitar os servidores que estejam há três anos da aposentadoria a lidar com o término da atividade institucional com compe...





Documentos relacionados