Obtenção de estirpes de rizóbio eficientes na fixação de nitrogênio em tamboril enterolobium contortisiliquum vell. morong fabaceae Reportar como inadecuado




Obtenção de estirpes de rizóbio eficientes na fixação de nitrogênio em tamboril enterolobium contortisiliquum vell. morong fabaceae - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

D. R. Santos ; G. H. Silva ; L. S. Alencar ;HOLOS 2012, 4

Autor: F. T. A Moreira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549278006


Introducción



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil Moreira, F.
T.
A; Santos, D.
R.; Silva, G.
H.; Alencar, L.
S. OBTENÇÃO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO EFICIENTES NA FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO EM TAMBORIL (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong) (Fabaceae) HOLOS, vol.
4, 2012, pp.
69-79 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481549278006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SILVA ET AL.
(2012) OBTENÇÃO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO EFICIENTES NA FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO EM TAMBORIL (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong) (Fabaceae) F.
T.
A.
Moreira¹, D.
R.
Santos¹, G.
H.
Silva¹, L.
S.
Alencar¹ ¹Laboratório de Análise de Solos e Água - Universidade Federal de Campina Grande tiberiopcz@gmail.com - santos@cstr.ufcg.edu.br – girlanio_holanda@hotmail.com – lyanne.florestal@hotmail.com Artigo submetido em agosto-2012 e aceito em setembro-2012 RESUMO Através da inoculação de rizóbios em plantas é possível produzir mudas autosuficientes na nutrição de nitrogênio aumentando a produtividade agrícola dos solos.
Este estudo objetivou avaliar a eficiência de estirpes de rizóbio em solos de diferentes microregiões da Paraíba pela fixação biológica de nitrogênio em Tamboril.
Os tratamentos utilizados foram: inoculação com rizóbio isolados das diferentes microregiões e testemunha (sem inoculação).
Os isolados rizobianos NFB03, NFB07, NFB08, NFB09, NFB10, NFB11, NFB12, NFB14, NFB15, NFB16, NFB17, NFB18 e NFB19 foram os mais eficientes na promoção do crescimento do Tamboril. PALAVRAS-CHAVE: Isolados Bacterianos,...





Documentos relacionados