Rota de processo para concentração de minérios de ferro hidratados Reportar como inadecuado




Rota de processo para concentração de minérios de ferro hidratados - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

A. E. C. PERES ;HOLOS 2014, 3

Autor: G. C. LIPPER

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547172033


Introducción



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil LIPPER, G.
C.; PERES, A.
E.
C. ROTA DE PROCESSO PARA CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIOS DE FERRO HIDRATADOS HOLOS, vol.
3, 2014, pp.
272-283 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481547172033 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto LIPPER & PERES (2014) ROTA DE PROCESSO PARA CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIOS DE FERRO HIDRATADOS G.
C.
LIPPER¹ e A.
E.
C.
PERES¹ ¹Departamento de Minas e Metalurgia – Universidade Federal de Minas Gerais gunter_lipper@hotmail.com - aecperes@demet.ufmg.br Artigo submetido em novembro-2013 e aceito em janeiro-2014 DOI: http:--dx.doi.org-10.15628-holos.2014.1763 RESUMO Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma rota de processo para reduzir a influência negativa dos minérios hidratados, principalmente os goethíticos, na qualidade do concentrado de minério de ferro de alto teor.
Foi comprovado que o circuito convencional de flotação deve ser dividido em grossos e finos, com esta divisão espera-se um ganho de 2% na recuperação mássica no concentrado final sem perda de qualidade. Além da amostra de concentrado da primeira etapa de obtenção de pellet feed, foram testadas outras amostras com níveis diferentes de hidratação em pH 7, utilizandose sulfato de sódio como ativador de superfície da hematita, aquecimento da polpa em 85ºC para diminuir a tensão superficial e melhorar a estabilidade de bolhas e também foi testada a utilização de ultrassom para expulsão das partículas ultrafinas dos interstícios das partículas maiores e porosas.
Foi entã...





Documentos relacionados