Avaliação da utilização da energia de micro-ondas para processo de remoção do teor de fósforo contido no minério de ferro Reportar como inadecuado




Avaliação da utilização da energia de micro-ondas para processo de remoção do teor de fósforo contido no minério de ferro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

M. NASCIMENTO ;HOLOS 2014, 3

Autor: L. M. SILVA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547172030


Introducción



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil SILVA, L.
M.; NASCIMENTO, M. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA DE MICRO-ONDAS PARA PROCESSO DE REMOÇÃO DO TEOR DE FÓSFORO CONTIDO NO MINÉRIO DE FERRO HOLOS, vol.
3, 2014, pp.
245-255 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481547172030 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SILVA & NASCIMENTO (2014) AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA DE MICRO-ONDAS PARA PROCESSO DE REMOÇÃO DO TEOR DE FÓSFORO CONTIDO NO MINÉRIO DE FERRO L.
M.
SILVA¹ e M.
NASCIMENTO Centro de Tecnologia Mineral - Universidade Federal Fluminense leonardouffsilva@gmail.com1 Artigo submetido em novembro-2013 e aceito em julho-2014 DOI: http:--dx.doi.org-10.15628-holos.2014.1754 RESUMO O elemento fósforo quando encontrado nos aços em teores acima de 0,04% torna-se nocivo à qualidade do aço.
No processo tradicional de remoção do elemento fósforo contido na gusa, baixos teores somente são obtidos com uso massivo de oxigênio e alto volume de escória, o que torna o processo altamente custoso economicamente e ambientalmente, gerando grandes quantidades de resíduos que devem ser posteriormente tratados.
Uma alternativa viável para minimizar os efeitos do fósforo nos processos de obtenção do aço é o prétratamento das frações do minério de alto fósforo logo no seu beneficiamento.
O processo de lixiviação ácida é considerado o processo mais econômico para a reação de desfosforação do minério de ferro, todavia dependendo da forma com que o elemento fósforo esteja contido no minério de fe...





Documentos relacionados