A condição pós-diaspórica: estratégias de reterritorialização Reportar como inadecuado




A condição pós-diaspórica: estratégias de reterritorialização - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Gláucia Renate Gonçalves ;Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies 2008, 54

Autor: Cláudio Roberto Vieira Braga

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478348692005


Introducción



Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies E-ISSN: 2175-8026 ilhadodesterro@gmail.com Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Vieira Braga, Cláudio Roberto; Gonçalves, Gláucia Renate A CONDIÇÃO PÓS-DIASPÓRICA: ESTRATÉGIAS DE RETERRITORIALIZAÇÃO Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, núm.
54, enero-junio, 2008, pp.
83-105 Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=478348692005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A condição pós-diaspórica: estratégias. 83 A CONDIÇÃO PÓS-DIASPÓRICA: ESTRATÉGIAS DE RETERRITORIALIZAÇÃO Cláudio Roberto V Vii e i r a B r a g a FAP- Universidade Federal de Minas Gerais Gláucia Renate Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais Resumo A partir de uma abordagem interdisciplinar, o presente trabalho busca examinar alguns desdobramentos da experiência diaspórica.
Conforme argumentamos, a inescapável condição pós-diaspórica obriga o intelectual a reconfigurar os conceitos de lar e pátria, e principalmente a noção de pertencimento cultural.
Se, como propõe Avtar Brah, as diásporas devem ser investigadas e entendidas em suas genealogias específicas, no caso dos japoneses as gerações de niseis e sanseis terão um papel fundamental no rumo das mediações culturais, como demonstraremos através da discussão do romance Brazil-Maru, de Karen Tei Yamashita, e de outros exemplos.
Mais do que uma fase ou período histórico em que vivem os descendentes de uma comunidade que se dispersou, a condição pós- Ilha do Desterro Florianópolis nº 54 p.
083-105 jan.-jun. 2008 ...





Documentos relacionados