Cidadania administrável? uma análise de políticas públicas na periferia de são paulo Reportar como inadecuado




Cidadania administrável? uma análise de políticas públicas na periferia de são paulo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Argumentum 2011, 3 1

Autor: Ludmila Costhek ABÍLIO

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475547532015


Introducción



Argumentum E-ISSN: 2176-9575 revistaargumentum@yahoo.com.br Universidade Federal do Espírito Santo Brasil Costhek ABÍLIO, Ludmila Cidadania administrável? Uma análise de políticas públicas na periferia de São Paulo Argumentum, vol.
3, núm.
1, enero-junio, 2011, pp.
204-219 Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475547532015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO Cidadania administrável? Uma análise de políticas públicas na periferia de São Paulo* Manageable citizenship? An analysis of public policies in the outskirts of São Paulo Ludmila Costhek ABÍLIO** Resumo: Neste artigo propõe-se uma análise dos programas sociais Oportunidade Solidária e Começar de Novo, implementados pela Prefeitura Municipal de São Paulo, no período de 2001 a 2004.
Baseando-se em um jogo de escalas de análise (REVEL, 1998), a discussão movimenta-se entre a trajetória de vida de beneficiários e o discurso oficial do Programa. Tendo-se como cerne da análise o descompasso entre o planejamento do Estado e a experiência dos beneficiários, problematiza-se o esvaziamento político das práticas que se realizam em nome da inclusão social.
Orientada pelos deslocamentos da questão social pós anos 70, a discussão aborda uma lógica de mercado que hoje constitui o planejamento da exceção (OLIVEIRA, 2003a).
A partir da perspectiva das trajetórias dos beneficiários, discute-se a inserção das políticas voltadas para a inclusão social na gama de oportunidades transitórias que hoje compõem sua sobrevivência. Palavras-chave: Políticas sociais.
Cidadania.
Trabalho.
Pobreza. Abstract: This paper analyses the social programs Oportunidade Solid...





Documentos relacionados