Contradições acerca da redução da desigualdade social no brasil Reportar como inadecuado




Contradições acerca da redução da desigualdade social no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Andréa Braz da COSTA ;Argumentum 2011, 3 1

Autor: Marcos Antonio Tavares SOARES

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475547532012


Introducción



Argumentum E-ISSN: 2176-9575 revistaargumentum@yahoo.com.br Universidade Federal do Espírito Santo Brasil Tavares SOARES, Marcos Antonio; Braz da COSTA, Andréa Contradições acerca da redução da desigualdade social no Brasil Argumentum, vol.
3, núm.
1, enero-junio, 2011, pp.
157-170 Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475547532012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO Contradições acerca da redução da desigualdade social no Brasil Contradictions about the reduction of social inequality in Brazil Marcos Antonio Tavares SOARES* Andréa Braz da COSTA** Resumo: O presente artigo analisa a questão da redução da desigualdade no Brasil no período que vai de 1990 até 2007.
O objetivo é contribuir para compreensão do paradoxo acerca da redução da desigualdade num contexto de precarização do trabalho ao mesmo tempo em que as análises de organismos nacionais e internacionais como também de acadêmicos do mainstream afirmam que no país ocorreu redução da desigualdade de renda.
Para tanto, foi realizada uma análise dos dados sobre distribuição da renda do trabalho (PNAD- IBGE) e da distribuição funcional da renda (IPEA).
O resultado da investigação revelou que entre os anos de 1990 a 2003, houve uma maior concentração de renda a favor do capital.
Com relação à distribuição da renda do trabalho, observou-se a redução da distância entre os estratos sociais, com expansão dos estratos sociais de renda mais baixa. Palavras-chave: Renda do trabalho.
Estratos sociais.
Desigualdade. Abstract: This article examines the issue of reducing inequality in Brazil in the period from 1990 to 2007.
The aim is to improve un...





Documentos relacionados